Início|Brasil|Petrobras é tema de novo livro de Gilberto Felisberto Vasconcellos

Petrobras é tema de novo livro de Gilberto Felisberto Vasconcellos

Por IELA em 05 de outubro de 2022

Petrobras é tema de novo livro de Gilberto Felisberto Vasconcellos

Gilberto Felisberto Vasconcellos acaba de concluir mais um livro para a sua extensa obra. Este, em particular, concentra toda a análise na problemática acerca da energia e tecnologia. A metodologia fez-se pelo cotejo histórico entre a Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) e José Walter Bautista Vidal, o cientista que antecipou a importância da Petrobras na gestão das bioenergias.

Releva-se informar que o cientista, Vidal, foi uns dos responsáveis por conceber o Pro-Álcool junto ao ex Diretor da Petrobras Paulo Vieira Belotti, o ex-Ministro Severo Fagundes Gomes e tantas outras figuras do nacionalismo pátrio no governo do Presidente Ernesto Geisel (1974-78). Soma-se a isso a magnitude da AEPET, instituição de elevado conceito no saber científico sobre o campo da geologia e da geofísica, de luta incansável em defesa das causas nacionais. Trata-se, portanto, de um livro essencial para a conquista da soberania nacional.

Outro detalhe significativo é que o autor, Gilberto Felisberto Vasconcellos, foi amigo íntimo de J. W. Bautista Vidal durante 30 anos. Desta amizade frutificaram quatro livros em coautoria que tematizam, sobretudo, a questão energética e tecnológica. As instituições e editoras comprometidas com o futuro do nosso povo não podem se furtar de apoiar este indispensável livro que versa sobre as bases nacionais e, antes de tudo, resgata o legado deixado por J. W. Bautista Vidal.

Que saia logo à luz este importante trabalho, principalmente nestes momentos em que a Petrobras está em risco de ser totalmente privatizada.