Início|Peru|Peru: oposição pede a saída de Boluarte

Peru: oposição pede a saída de Boluarte

-

Por Elaine Tavares em 04 de abril de 2023

Peru: oposição pede a saída de Boluarte

Foto: Juan Carlos Cisneros / AFP / CP

O Congresso do Peru discute hoje se admite ou não a discussão de um pedido de vacância contra a presidente Dina Boluarte. A moção, que denuncia Boluarte pelas 45 mortes nos protestos de rua, foi encaminhada pelas bancadas de Peru Livre, Peru Democrático e Cambio Democrático, e aponta que “nunca na história do país um governo assassinou tanta gente em tão pouco tempo”. Também afirma que o uso desmedido e desproporcional das Forças Armadas e Polícia Nacional precisa ter mais de um responsável, no caso, a presidente da República que é chefe supremo das forças da ordem.

O debate no Congresso seguirá um rito bastante rápido. Os defensores da saída da presidente terão 10 minutos para apresentar os argumentos e os representantes de bancada terão cinco minutos para colocar suas posições. Os que não estiverem vinculados aos blocos terão unicamente dois minutos. Caso seja admitida a moção aí então o Congresso abrirá o processo para discutir o mérito da questão.

O Peru vive um momento bastante conturbado na sua história desde que este mesmo Congresso decidiu depor e mandar prender o presidente eleito Pedro Castillo depois que este decidiu fechar o parlamento que praticamente o impedia de governar. Depois da prisão de Castillo e a nomeação de Boluarte – sua vice – como presidente, a população iniciou uma série de movimentos, atos públicos, marchas e greves gerais, exigindo o fechamento do Congresso e eleições gerais, demandas que foram violentamente reprimidas com a soma de 45 mortes.
A considerar a conformação do Congresso parece difícil que a moção seja aprovada. Os protestos seguem acontecendo e a população insiste na necessidade de eleições gerais e a extinção do atual quadro do Congresso.

***

* Com informações de jornais peruanos

 

Últimas Notícias