Início|América Latina|América Latina: cenários em disputa

América Latina: cenários em disputa

-

Por IELA em 04 de abril de 2016

América Latina: cenários em disputa

Está aberta a convocatória para textos da edição de setembro da revista “ Observatório Latino-americano e Caribenho (ISSN 1853-2713)”, que é editada pelo Instituto de Estudos de América Latina e Caribe – IEALC – da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires.  A revista tem como objetivo promover o espírito crítico, plural e multidisciplinário, provocando o diálogo entre intelectuais de distintas gerações e procedência, no debate dos temas mais atuais.
A OLAC está dirigida a especialistas, investigadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além do público em geral.  São publicados dois números por ano contendo:1  – Artigos originais relacionados com os eixos temáticos propostos nas convocatórias específicas, assim como artigos de temas livres. 2  – Resenhas  bibliográficas e entrevistas3 – Avanços de investigação e artigos 
Todos os textos são submetidos ao sistema de avaliação por pares anônimos. 
O tema do próximo número é : América Latina – cenários em disputa.
Com a mudança de século na América Latina se abriu um ciclo caracterizado pela emergência de governos que confrontaram, como maior ou menor profundidade o neoliberalismo hegemônico  nos anos 90, e que mudaram a tônica geral da região. Desde a eleição de Hugo Chávez em 1998, a revolução bolivariana se converteu em um ator central do rumo de um processo latino-americano no qual, ao compasso da bonança econômica produzida pela alta dos preços dos produtos exportáveis, diversos governos do Cone Sul  (Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Uruguai) impulsionaram a integração regional, uma maior independência com realçaõ a Washington  e aos  organismos financeiros internacionais, a ampliação dos direitos sociais, a redistribuição do investimento e ativação do papel arbitral do Estado. 
Quando ainda se estava debatendo em torno da caracterização da etapa – progressista, pós-neoliberal, de esquerda, de consenso nacional popular, neodesenvolvimentista, neo-extrativista, de impugnação do neoliberalismo – com a morte de Chávez e a agudização da crise econômica mundial em 2103, começaram a aparecer sinais de fadiga  e de recomposição das direitas sociais e políticas na região.
Nesse momento histórico de inflexão, a OLAC convoca para a apresentação de artigos sobre a América Latina, que deem conta dos cenários que se abrem a partir das mutações externas  e internas visíveis na década em curso. A revista espera contar com trabalhos, estudos de casos comparativos que contribuam a caracterizar e refletir sobre as dinâmicas e os elementos distintos dos processos econômicos, sociais, culturais e políticos da América latina e Caribe no século XXI. As normas editoriais e diretrizes para os autores estão disponíveis no endereço:
http://publicaciones.sociales.uba.ar/observatoriolatinoamericano/
A data limites para o envio de textos é 1º de junho de 2016.
Instituto de Estudios de América Latina y el CaribeFacultad de Ciencias Sociales | Universidad de Buenos Aires
Marcelo T. de Alvear 2230 – Ciudad de Buenos Airesiealc@sociales.uba.arwww.iealc.sociales.uba.arfacebook.com/iealcsocialesuba
 

Últimas Notícias