Início|Eleições|Equador se prepara para mais uma eleição

Equador se prepara para mais uma eleição

-

Por Elaine Tavares em 19 de junho de 2023

Equador se prepara para mais uma eleição

Com a decretação da “morte cruzada” por parte do presidente investigado Guillermo Lasso, que destituiu a Assembleia Nacional, mas também encurtou seu mandato, os equatorianos já estão a passos largos no processo de eleições gerais. A decisão de Lasso teve algum protesto que logo foi esquecido justamente por conta do fato de que os agrupamentos políticos já começaram a se movimentar para escolher e apresentar seus candidatos. O juízo que corria contra Lasso deveria ter se completado, com investigação e condenação, mas a jogada do então presidente o deixou ileso. A declaração de que não iria concorrer à reeleição foi suficiente para que rapidamente ele fosse relegado ao esquecimento. Agora, enquanto as eleições não vêm ele governa por decreto, já que não há Assembleia e até agora tudo está bem.

Os candidatos à presidência do Equador já estão definidos, são oito.

Daniel Noboa e Verónica Abad- Alianza Acción Democrática Nacional – Daniel é filho de Álvaro Noboa, milionário equatoriano que também já pleiteou a presidência.

Yaku Pérez e Nory Pinela – Alianza “Claro que se puede” – Yaku foi candidato em 2021 e por muito pouco não chegou ao segundo turno. Ele representa parte do movimento indígena e está vinculado a outras agremiações de esquerda.

Luisa González e Andrés Arauz – Revolución Ciudadana RC, lista 5 – é a candidata que representa o correísmo.

Fernando Alcibiades Villavicencio e Andrea González – Movimiento Construye – Fernando é jornalista, sindicalista e foi um dos mais aguerridos críticos de Rafael Correa.

Otto Sonnenholzner e Erika Paredes – Alianza Actuemos – Otto foi vice-presidente no mandato de Lenin Moreno.

Bolívar Armijos e Linda Romero – Movimiento Amigo – Bolívar é advogado, ligado ao setor rural.

Jan Topic e Diana Jácome – Alianza “Por Un País Sin Miedo”, Listas 6-3-1 – Juan é um empresário ligado ao setor de segurança, foi atirador da Legião Estrangeira Francesa, ou seja, um mercenário.

Xavier Hervas e Luz Marina Vega – Movimiento RETO, lista 33 – Xavier é engenheiro de produção e tem uma pauta ligada a minorias.

Desta lista os três primeiros são os que têm mais chance de angariar maior número de votos, mas não se descartam surpresas, já que no campo ideológico não há muitas novidades. Um exemplo é o chamado “Rambo” (Juan Topic) que tem apresentado propostas de mão dura ao exemplo de Bukele em El Salvador.

O primeiro turno das eleições acontece no dia 20 de agosto e o segundo turno em 15 de outubro.

Últimas Notícias