Início|Economia|Orlando Caputo discute a importância de Marx para a Economia

Orlando Caputo discute a importância de Marx para a Economia

Por IELA em 20 de abril de 2018

Orlando Caputo discute a importância de Marx para a Economia

Orlando Caputo (Chile) é  Um dos mais importantes pensadores marxistas da América Latina, do mesmo grupo que formulou a Teoria Marxista da Dependência.  É economista e foi professor na Universidade do Chile. Atuou como pesquisador, no Grupo sobre Dependência, juntamente com Theotonio dos Santos, no Centro de Estudos Sócio-Econômicos, CESO, nos anos 60, espaço que foi de fundamental importância no período do governo de Salvador Allende.
Foi professor titular na Universidade Nacional Autónoma do México, UNAM.  Atualmente é membro da Rede de Economia Mundial, REDEM, Sede México e da REGGEN, Sede Brasil. Também é membro do Grupo de Trabalho de Investigadores da América Latina sobre “Globalização, Economia Mundial e Economias Nacionais”, do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais da CLACSO.
É autor de vários livros e trabalhos publicados em diversos países da América Latina. Um dos mais importantes pensadores da Teoria Marxista da Dependência no Chile. Segue pesquisando e escrevendo sobre questões econômicas e políticas da América Latina e do mundo.
Sua conferência nas Jornadas Bolivarianas tratará do tema:  “200 anos do nascimento de Marx e sua importância na Economia atual”.