Início|Educação|Professor Paulo Capela é homenageado na AL

Por IELA em 29 de outubro de 2021

Professor Paulo Capela é homenageado na AL

Paulo Capela é membro do IELA e já presidiu o Instituto

O professor Paulo Ricardo Do Canto Capela Capela, do CDS/UFSC e membro do IELA, foi um dos homenageados na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, neste 28 de outubro, por ocasião da celebração dos 100 anos do educador Paulo Freire. A sessão especial foi organizada pela deputada Luciane Carminatti, do PT, e teve como objetivo ressaltar a importância histórica e atual desse intelectual para a educação e o progresso social no Brasil e no mundo.
A alfabetização popular, proposta por Freire, conectou sujeitos com suas experiências vividas, situou a educação no contexto da práxis, da sociedade e das relações políticas, prestando contribuição ímpar para o acesso ao direito à Educação, garantido na Constituição brasileira.
O Professor Paulo Capela, que já foi presidente do Iela, desenvolve importante trabalho de educação libertadora no Núcleo de Pesquisa Vitral Latino Americano de Educação Física, Esporte e Saúde do CDS/UFSC- Centro de Desporto da UFSC, criado 2004, em parceria  com a professora Cristiane Ker de Melo e o professor Edgard Mariello Júnior, mantendo sua  articulação com o Instituto de Estudos Latino- Americanos da UFSC. Atualmente está em tratativas para a implantação da Cátedra Paulo Freire, José Martí e Educação Popular da UFSC a fim de tornar-se um Centro de Estudos, disseminação e ações de educação popular à luz dos legados da libertação humana.
Paulo começou a estudar a obra de Paulo Freire no ano de 1980, quando ainda era um garoto cursando a graduação de Educação Física. Mais tarde, em 1986, atuando como Secretário de Esportes da cidade de Rio Grande /RS, baseou-se em Paulo Freire ao desenvolver um Projeto de Esportes para o município, chamado de “Projeto Integração – apoio ao Esporte Amador da Cidade de Rio Grande”.
Começou sua carreira de professor universitário em Rio Grande, em 1987, e em 1992 veio para a UFSC cursar o mestrado, articulando a obra de Paulo Freire com o Ensino da Educação Física, esportes e o futebol brasileiro. Em 1994 fincou suas raízes definitivamente na UFSC como professor no Centro de Desportos e passou a desenvolver atividades comunitárias e culturais com movimentos sociais urbanos e rurais de Santa Catarina, sempre no sendero freiriano.
Em 2007, tendo como base os pressupostos de Paulo Freire,  assessorou em Rio Grande um projeto de modernização, profissionalização e devolução de um clube de futebol a sua cidade e ao controle público, o SCRG – Sport Club Rio Grande de Rio Grande- primeiro Clube de futebol do Brasil (fundado em 19 julho de 1900). Esse projeto, além de promover o futebol profissional na ótica dos atletas e trabalhadores do clube, beneficiou, através da ideia de um clube da cidade mais de 8000 crianças  e 120 professores de nove municípios da região sul do RS ( Chuí, Santa Vitória, Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, Canguçu, Arroio Grande, Pedro Osório, São Lourenço do Sul), contribuindo também com a alteração das forças políticas da cidade de Rio Grande em favor dos trabalhadores.
Em 2020 finalizou seu doutorado em Educação, sistematizando os aprendizados dessa trajetória de Educação Popular, gestão pública e educação universitária à luz dos pressupostos de Paulo Freire, produzindo uma tese em que apresenta os pressupostos para uma Educação Física libertadora biocêntrica, retomando e potencializando a obra de Paulo Freire em sua articulação com o pensamento filosófico, sociológico e educacional Latino-Americano em seu processo de libertação humana e valorização da vida.
A homenagem que recebe é um reconhecimento dessa longa e produtiva caminhada, sempre ancorada na proposta de uma educação libertadora, tal qual propôs Paulo Freire.