Início|Sem categoria|Quarta edição das Jornadas Bolivarianas discute Nação e Nacionalismo

Quarta edição das Jornadas Bolivarianas discute Nação e Nacionalismo

Por IELA em 18 de fevereiro de 2008

Quarta edição das Jornadas Bolivarianas discute Nação e Nacionalismo
18/02/2008
Ainda estão abertas (até o dia 25 de março) as inscrições para apresentação de trabalho nas Jornadas Bolivarianas/quarta edição, que acontece em abril deste ano, de 22 a 25. A edição das Jornadas é o evento anual mais importante do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC, e o tema geral que vai sulear todo o debate nesta quarta edição é “Nações e Nacionalismos na América Latina”, buscando refletir o novo que se expressa por toda Abya Yala.
A questão nacional é, sem dúvida, um tema “quente” por estas terras. Do México à Bolívia, passando pelo Equador, Guatemala, Peru, Nicarágua e Venezuela entre tantos outros países, os povos indígenas reclamam o caráter pluri-nacional do estado latino-americano. Além disso, o nacionalismo da região frente às estratégias dos países centrais retomou sua antiga vitalidade, ainda que com novos conteúdos políticos, econômicos e sociais. Entendendo isso, o IELA propõe que analisar o nacionalismo atual é uma tarefa intelectual de primeira importância para prever qual a capacidade deste movimento de idéias garantir um futuro melhor para os países da América Latina.
E é conectada com todas essas lutas e desejos que se expressam em Abya Yala que a IV Edição das Jornadas Bolivarianas buscará analisar, a partir de experiências concretas, a nova configuração do nacionalismo latino-americano. Para isso, contará com a presença de intelectuais latino-americanos e estadunidenses com ampla produção no campo da sociologia, economia, política e história do continente, garantindo um diagnóstico consistente sobre o tema. Além disso, permitirá a divulgação, no Brasil, das novas contribuições de outros países latino-americanos sobre a temática. Será, sem dúvida, um momento rico para comungar de todos esses desejos de transformação que caminham pelo sul do mundo.
Já estão confirmadas as presenças de James Cockcroft (EUA), John Saxe-Fernández (México), Ricardo Sánchez Ángel (Colômbia), André Soliz Rada (Bolívia), Plínio de Arruda Sampaio Jr (Brasil), Alcira Argumedo (Argentina), Manuel Salgado (Equador), Fidel Nieto (El Salvador), Didier Dominique (Haiti), John Saxe-Fernández (México) e Carlos Montemayor (México). A programação preliminar será divulgada no final de fevereiro na página do evento. http://www.jornadasbolivarianas.blogspot.com
O quê: Jornadas Bolivarianas/ Quarta Edição
Onde: Florinópolis/ Brasil – Universidade Federal de Santa Catarina – Auditório da Reitoria
Quando: de 22 a 25 de abril de 2008.
Informações: www.ola.cse.ufsc.br , http://www.jornadasbolivarianas.blogspot.com
ola@cse.ufsc.br