Início|Jornadas Bolivarianas|Trabalhos selecionados para a XIII Jornadas Bolivarianas

Trabalhos selecionados para a XIII Jornadas Bolivarianas

Por IELA em 07 de abril de 2017

Trabalhos selecionados para a XIII Jornadas Bolivarianas

Jornadas Bolivarianas acontecerão de 15 a 17 de Maio no Auditório da Reitoria da UFSC, em Florianópolis.

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) torna pública a lista de trabalhos selecionados para apresentação durante a XIII Edição das Jornadas Bolivarianas, que neste ano discutirá a Educação na América Latina à luz dos 100 anos da Reforma Universitária de Córdoba.
Apresentações no dia 15 de Maio, das 14:00 às 18:00

“Notas sobre o pensamento pedagógico libertador latino-americano”, de Efendy Emiliano Maldonado bravo;
“A bússola mariateguiana e a questão indígena”, de Carmen Susana Tornquist;
“A decolonialidade na educação em direitos: a reforma do ensino médio brasileiro”, de Robson Oliveira Gonçalves, e Vinícius Silva Bonfim;
“Outro olhar sobre a América Latina nas aulas de História da educação básica”, de Rafael Gonçalves de Oliveira, e Alana Cristina Teixeira Chico.

Apresentações no dia 16 de Maio, das 14:00 às 18:00

“Subordinação e dependência: A lumpen-burguesia e o desenvolvimento capitalista no Brasil”, de Raphael Lobo Duarte Batista Teixeira;
“Das sombras à luz: as Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Nacional de Córdoba (UNC) sob as ditaduras civil-militares brasileira (1964-1985) e argentina (1976-1983)”, de Gabriel Roberto Dauer;
“Representações, diferenciações e processos de identidades das sociedades ameríndias brasileiras”, de Maira Damasceno;
“Os novos fluxos migratórios em Santa Catarina, educação e direitos humanos”, de Janaina Santos.

Agradecemos a todos os autores que enviaram seus trabalhos, e informamos que  mesmo aqueles que não foram selecionados para apresentação, serão incluídos nos anais do evento. Caso não haja interesse nisto, pedimos a gentileza de contactarnos pelo correio eletrônico iela@contato.ufsc.br.