Início|América Latina|Saiu mais um número da Rebela

Saiu mais um número da Rebela

-

Por IELA em 20 de setembro de 2023

Saiu mais um número da Rebela

 

A Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos apresenta o segundo volume do ano de 2023 com os seguintes artigos: Imperialismo na batalha de ideias: influência estrangeira e assimilação intelectual, de Marlon de Oliveira Xavier e Géssica Carolina Goulart Pinto, no qual procuram responder às seguintes questões: Por que os intelectuais de esquerda abandonaram a crítica ao imperialismo? O que causou essa distância? E baseiam o seu argumento na Teoria Marxista da Dependência. A seguir, Gustavo Iván López Ovalle apresenta o texto Economía política de la guerra en México: La ofensiva del capital contra el mundo del trabajo 2000-2020, analisando as origens e o desenvolvimento da crise social no México e questionando como ela se constituiu no disciplinar dos trabalhadores. Sebastián Gómez Lende apresenta o artigo Acumulación por desposesión en Argentina: La fiebre del litio y el acaparamiento neocolonial de tierras y recursos naturales, demonstrando que a expropriação de minerais/terra/água atinge quase dois milhões de hectares. Gil Felix analisa Marx e a “assim chamada acumulação primitiva” considerando o debate sobre grandes projetos e ideologias integracionistas e desenvolvimentistas.

O próximo artigo é de Arlindo Vicente de Andrade Andrade, Thiago Fontelas Rosado Gambi, Marco Antônio Morelli Meneghetti e Kelly Cristina Firmino de Almeida, Política fiscal e gestão da dívida pública sob a ótica neoliberal: Brasil de 1994 a 2002. Eles discutem o período em que foram realizadas mudanças fiscais capazes de retirar a soberania da autoridade fiscal e reduzir a política fiscal ao papel de garantidora de uma receita. A seguir, temos o texto Tráfico de Drogas e Sistema Financeiro: Uma agenda de pesquisa necessária e inexplorada, de David Silva Franco, Jefferson Vieira de Góes, Cristopher da Silva Ferraz e Lavínea Lisboa Seabra, debatendo criticamente a relação entre a indústria do tráfico de drogas e o sistema financeiro, tomando como material empírico a produção científica realizada até então. Danilo Espindola Catalano apresenta o texto La enseñanza del español para el brasileño conocer a Latinoamérica, apresentando uma proposta curricular baseada no que foi produzido pelo movimento Fica Espanhol. Por fim, Iuri Peroni de Lima apresenta o texto O Programa Brasil sem Fronteiras: Acolhimento institucional, atenção psicossocial e acompanhamento comunitário a venezuelanos em situação de refúgio em Brasília – DF, descrevendo o projeto, objetivos, resultados e os principais desafios encontrados pela equipe multiprofissional de Brasília.

A resenha é de autoria de André Queiroz, “Junho febril” e os espectros da luta plebeia, discorrendo sobre o livro de Igor Mendes, que por meio da criação literária e da construção de personagens aborda o cenário político-social de junho de 2013.

O Ensaio Fotográfico é de Maicon Cláudio da Silva, A casa dos espíritos: o passado de luta e repressão da casa de Vânia Bambirra e Theotônio dos Santos no Chile, registrando a memória da passagem de pensadores brasileiros pelo Chile.

Boa leitura!

Coletivo Editorial

Acesse aqui

Últimas Notícias